Tudo sobre home office e como trabalhar melhor de casa

O home office é uma realidade nos últimos anos e a tendência é apenas aumentar. Aprenda aqui como trabalhar melhor de casa e aumentar a sua produtividade


Lá na década de 90, quando os computadores e a internet começaram a ser presentes no cotidiano, algumas empresas de vanguarda estabeleceram o conceito de home office. Apesar do nome remeter a trabalhar de casa, aqui no Brasil, a expressão significa exercer as atividades laborais remotamente.

Com os anos, o avanço dos notebooks e da velocidade da internet, combinados a aumento da oferta de redes wi-fi e banda larga, trabalhar à distância tornou-se bastante comum. Em 2018, um levantamento realizado pelo IBGE evidenciou que 3,8 milhões de brasileiros faziam home office. 

Esse cenário reestruturou os ambientes de trabalho. Cafeteiras tornaram-se locais onde colaboradores, empreendedores e freelancer desempenhavam suas tarefas. Depois, foram criados os escritórios compartilhados, os chamados co-working, projetados e oferecidos como alternativa. 

No entanto, nenhum desses espaços externos tinha o apelo de simplesmente trabalhar de casa. O que mudou muito quando teve a pandemia, em 2020. 

Home office: mais que uma tendência em 2020 

Mesmo com números crescentes, há dois anos, em 2018, apenas 15% das empresas adotavam alguma modalidade de trabalho remoto. Isso porque alguns mitos rodeavam o home office como declínio de produtividade e ruídos na comunicação. Em resumo, trabalhar em casa não era bem-visto ou aceito pela maioria das empresas. 

Então, chegou o ano de 2020 e o mundo teve que entrar em isolamento social. Sem opção, muitas organizações viram a necessidade de manter 100% das suas equipes em casa. Por outro lado, as pessoas viram-se em uma situação inédita. 

Para quem nunca desempenhou suas atividades dentro dessa modalidade, os desafios são grandes. É normal demorar para acostumar-se com a rotina, para manter o foco e a motivação elevada.

 Assim como no presencial, o home office demanda disciplina na otimização do tempo e determinação para manter a produtividade elevada. O segredo é adaptar-se e é exatamente isso que vamos ajudar com esse post. Aqui, mostrar quais são as melhores dicas para você trabalhar melhor de casa! 

Home office: como trabalhar melhor em casa 

No começo da pandemia, muita gente teve dificuldade de perceber que trabalhar em home office não significa dormir até as 11h00 da manhã, sair no meio da tarde, jogar vídeo game e trabalhar quando sobrasse tempo. 

Por isso, antes de entrarmos nas dicas, gostaríamos de ressaltar que o trabalho em casa exige grande uma enorme capacidade de autogestão. É necessário driblar diversos gatilhos, organizar o espaço de trabalho, gerenciar o tempo e não se perder nos prazos.

A boa notícia, é que a maioria dos desafios do home office são fáceis de serem solucionados. O que você vai conseguir facilmente depois das dicas a seguir: 

Corte as distrações 

Um dos desafios de trabalhar em home office é manter a concentração e driblar as distrações da rotina doméstica. Por isso, a dica aqui é entrar no modo “não perturbe” quando estiver trabalhando de casa.

Desligue a televisão. Avise aos outros moradores que você está trabalhando. Isole-se das tarefas domésticas e da rotina familiar. Para ajudar nisso, seria interessante ter um escritório ou um lugar reservado para o home office. 

Tire o pijama 

Você não precisa necessariamente colocar uma roupa para sair de casa, mas, evite trabalhar de pijama. Principalmente, porque é uma maneira de sinalizar para seu corpo e sua mente que acabou a hora de descanso e começou a hora de ser mais ativo. 

Assim, é mais fácil focar no que precisa ser feito, a espantar o sono, concentrar-se nas suas tarefas e aumentar a sua produtividade. Sem contar o fato que colocar uma roupa para sair de casa ajuda a aumentar a motivação. 

Monte um escritório 

Ter um escritório é essencial para manter-se produtivo e desenvolver o seu trabalho. Isso significa ter uma mesa adequada, com altura de cerca de 70 ou 75 cm na superfície de modo que os braços não precisem ficar erguidos para digitar e fique confortável. 

Ainda é aconselhável que monitor fique a cerca de 50 cm do rosto. Outro ponto importante é ter uma cadeira adequada e de qualidade elevada. Hoje em dia, existem boas opções com elementos de tecnologia, flexibilidade dinâmica e confortabilidade. 

Mantenha uma jornada de trabalho

Complementando os itens anteriores, vale a pena reforçar que manter uma jornada de trabalho ajuda a trabalhar melhor em home office. Isso não significa cumprir o horário comercial convencional, mas, separar um tempo considerável do seu dia para desempenhar suas atividades.

Avalie quais períodos você é mais produtivo, estabeleça horários de início e de fim, com espaços para as refeições. Isso é importante para arejar a cabeça, assim como acontece nas empresas. Além disso, ajuda na organização e na análise do volume de trabalho realizado no dia. 

Hoje em dia, 78% dos brasileiros acreditam serem mais produtivos trabalhando remotamente e, atualmente, o modelo de trabalho home office é o padrão para nada menos que 43% das empresas. 

O que antes era exceção, virou regra. Trabalhar em casa é uma realidade e passou do tempo de adotar novos hábitos, organizar-se, aumentar a produtividade, investir nas estruturas do escritório, o que inclui comprar uma cadeira de qualidade e ergonômica.

Mesmo quando as pessoas puderem se encontrar de novo em grandes espaços, os números apontam que o home office cresça cerca de 30% no Brasil. Está na hora de nos acostumar, aceitar, adaptar e seguir.

O que achou desse post?

Aqui no blog da Plaxmetal você encontra mais dicas de decoração, produtividade, ergonomia e muito mais. Acompanhe nosso site e as redes sociais para mais novidades!

Produtos Relacionados

Mais soluções

Onde comprar

Encontre um representante próximo de você

Buscar

© 2020 plaxmetaL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Desenvolvido por Akson.Studio
Skip to content