Ergonomia: cuide da sua saúde no trabalho em 5 passos simples

É importante investir para melhorar a ergonomia no trabalho, o que será uma tarefa fácil apenas seguindo esses passos simples.


Pare por um segundo e relaxe os ombros. Movimente o pescoço devagar e em movimentos circulares algumas vezes para cada lado. Respire fundo. Pronto! Apenas neste parágrafo, você aprendeu um exercício laboral muito importante que vai te ajudar a aliviar a tensão e melhorar a postura no trabalho.

Também aprendeu, na prática, o que é ergonomia. É isso mesmo que você notou, um conjunto de técnicas, itens e exercícios, os quais, associados, aumentam o conforto e previnem de doenças relacionadas ao movimento repetitivo.

As pessoas passam diversas horas em frente ao computador, o que somado à postura incorreta e a ausência de itens ergonômicos acarreta problemas de saúde no futuro.

Partindo dessas premissas, fica evidente como é importante investir para melhorar a ergonomia no trabalho. Boa notícia: existem dicas simples o bastante para melhorar esse aspecto. Aqui nesse post, vamos falar mais sobre isso.

O que é ergonomia? 

Observe a sua postura neste exato momento. Como estão posicionados seus ombros, seus cotovelos, qual a distância da tela do computador? A cadeira é confortável? Protege sua lombar ou possui uma estrutura específica para acolher sua coluna?

Nos escritórios, a ergonomia é garantida por meio da norma regulamentadora NR-17, cujo objetivo é garantir parâmetros para uma boa condição de trabalho para os colaboradores. Isso porque é fundamental para mantê-los saudáveis, motivados e desempenhando bem suas funções.

Assim como acontece nos ambientes de trabalho, acontece na vida. Agora, como home office em ascensão, tornou-se essencial atentar-se às condições de trabalho mesmo estando em casa.

Isso significa que agora, mais do que nunca, é preciso acrescentar ergonomia no ambiente de trabalho, gerando bem-estar, aumentando a produtividade e evitando as doenças decorrentes das pessoas estarem sujeitas aos riscos ergonômicos.

5 passos simples para melhorar a ergonomia no trabalho em casa 

Por isso, é um fator importante a ser considerado e nem sonhe em trabalhar deitado na cama. Além de foco e disciplina, é necessário pensar na sua saúde. Acredite: você pode ter problemas sérios na coluna, por exemplo, se estiver sentado da maneira incorreta. 

Para te ajudar a desempenhar suas atividades em casa de maneira saudável, com uma boa qualidade de vida, separamos alguns passos simples de implementar e que trarão inúmeros benefícios para a sua vida. Vamos a eles: 

Passo 01: ajuste a tela do computador 

Olhe para a tela do computador. Se você está forçando o pescoço para baixo ou está corcunda, a sua ergonomia do trabalho está prejudicada. Para melhorar esse ponto, utilize um suporte para notebook ou, em último caso, empilhe livros para deixar na altura dos olhos – considerada adequada. 

Passo 02: tenha uma cadeira de qualidade 

Hoje em dia, existem cadeiras com elementos tecnológicos, flexibilidade dinâmica e confortabilidade, desenhadas para você exercer suas atividades laborais plenamente. Acredite: a cadeira faz toda a diferença na hora do trabalho, por isso, invista. 

Passo 03: Atente-se a sua postura 

Fique de olho na sua postura. Mantenha a coluna ereta, os punhos voltados para baixo, os ombros e quadris alinhados, por isso, evite ao máximo trabalhar do sofá. Fora isso, o adequado é alongar-se a cada cinco minutos de hora de trabalho, como falaremos a seguir. 

Passo 04: Alongue-se 

De tempos em tempos, lembre-se de levantar, dar uma volta, comer algo… e alongar. Exercícios laborais fazem diferença no dia a dia e são fundamentais para quem passa horas sentado. Por isso, alongue-se. Agite os braços e as pernas, faça exercícios simples para ativar a circulação. 

Passo 05: Mantenha-se hidratado

Lembre-se de beber água durante o expediente. O corpo hidratado aumenta a capacidade cognitiva é afetada. Por isso, mantenha um copo ou garrafa d’água próximo de você para incentivar o consumo durante o dia!

Pronto! Essas cinco dicas básicas te ajudarão tanto a adotar práticas ergonômicas no ambiente de trabalho quanto para acrescentar qualidade de vida e bem-estar à sua rotina. Teste e veja como pequenas mudanças já melhorar as suas condições de trabalho, produtividade e motivação.

O que achou desse post?

Aqui no blog da Plaxmetal você encontra mais dicas de decoração, produtividade, ergonomia e muito mais. Acompanhe nosso site e as redes sociais para mais novidades!

Produtos Relacionados

Mais soluções

Onde comprar

Encontre um representante próximo de você

Buscar

© 2020 plaxmetaL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Desenvolvido por Akson.Studio
Skip to content