Como pensar em um ambiente multifuncional

Mostramos aqui como integrar alguns cômodos e otimizar o espaço disponível. Algumas das ideias podem ser copiadas por você. Vamos lá.


Atualmente, as casas e apartamentos apresentam metragem reduzida e o desafio dos arquitetos e decoradores é encontrar saídas inusitadas para transformar qualquer cubículo em um cômodo confortável e funcional. 

Na falta de espaço, a criatividade tem que imperar e essa nunca é uma missão fácil. Sem medir esforços, a maioria dos profissionais da decoração encontra saídas bem interessantes para compor o ambiente de maneira correta sem  deixar de lado os desejos do cliente e exigências de conforto. 

Pois é, os ambientes multifuncionais são uma tendência em design de interiores e arquitetura, mostramos aqui algumas ideias de como integrar cômodo e otimizar o espaço disponível. Algumas delas podem ser copiadas por você. Acompanhe! 

Como planejar um ambiente multifuncional? 

Ambientes multifuncionais são ótimos para maximizar o uso de cada cantinho do imóvel e atender a demanda de uso do dia a dia. Contudo, é desafiador aliar facilidades, conforto, beleza e praticidade. E ainda, manter o cômodo organizado, arrumado, em harmonia e equilíbrio visual. 

Como fazer isso? Uma ótima pedida é a utilizar móveis planejados e peças que ofereçam mais de uma função, como por exemplo, sofá-cama, a mesa de centro ou banco onde pode-se armazenar objetos internamente, etc. 

Outra dica é usufruir dos ganchos pregados na parede, seja na cozinha, no corredor, no hall… para pendurar itens do dia a dia. Com algumas técnicas, é possível ter mais espaço em um imóvel pequeno e criar uma decoração bastante atraente, sofisticada e cheia de personalidade. 

Vamos a mais dicas? 

Criando ambientes funcionais: conheça três tipos  

Uma cozinha americana é o exemplo perfeito para quem tem pouco espaço e gostaria de otimizar a funcionalidade no local. Outra maneira de criar ambientes funcionais é apostar na sala junto ao quarto, separando os ambientes com um sofá. 

Ou unir a sala de TV com quarto, colocando um suporte onde seja possível rotacionar o televisor para dois lados: um onde fica a cama e outro onde está o sofá. Utilizar estantes é uma boa pedida, sempre. Oferece espaço para armazenar diversos itens e cria a sensação de separar os cômodos. 

Vamos citar mais três tipos de ambientes funcionais: 

Quarto e home office

Hoje em dia, mais do que nunca, muita gente está trabalhando de casa. Por isso, é importante separar um espaço do cômodo para transformar em um pequeno escritório. Esse ambiente pode ser o próprio quarto, com o uso de uma escrivaninha retrátil, por exemplo, com uma estante em sua parte superior e gavetas em sua porção inferior.

Lembre-se de utilizar uma cadeira confortável e uma luminária que possibilite o uso do espaço de forma agradável com bastante iluminação. E claro, não esqueça de reservar uma área para a cama e um guarda-roupas.

Cozinha com sala

Como citamos, a sala americana, além de ser um charme, é uma grande solução para quem tem pouco espaço. O ideal é apostar nos móveis feitos sob medida para aproveitar cada cantinho do ambiente. Uma dica de utilização do espaço é criar um balcão com armários em sua parte inferior. 

Do outro lado, pode-se colocar bancos altos, evitando, dessa forma, a necessidade de se colocar jantar e cadeiras. Desse lado, estende-se a sala de estar. 

Uma composição interessante são um sofá de dois a três lugares, um rack para a TV e uma estante para ajudar a organizar os objetos pessoais. Outra opção é pregar a estante na parede, acima do rack, por exemplo. Dessa maneira, ganha-se ainda mais espaço.

Varanda com área de jantar

A maioria dos apartamentos hoje em dia dispõe de uma varanda. Uma das 

tendência é utilizá-la também como área de jantar. Para isso, aposte em uma mesa pequena e redonda que seja adequada ao tamanho do espaço. 

Para deixar a decoração ainda mais especial, uma dica é colocar um jardim vertical, deixando a área mais bela e cheia de verde. Assim, é possível criar um espaço integrado e com bastante elementos que tragam vida, beleza e conforto.

Pronto!  Com essas dicas, fica mais fácil otimizar ambientes pequenos, não é mesmo? Não deixe para depois e comece agora mesmo a deixar a sua casa mais funcional!

O que achou desse post?

Aqui no blog da Plaxmetal você encontra mais dicas de decoração, produtividade, ergonomia e muito mais. Acompanhe nosso site e as redes sociais para mais novidades!

Produtos Relacionados

Mais soluções

Onde comprar

Encontre um representante próximo de você

Buscar

© 2020 plaxmetaL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Desenvolvido por Akson.Studio
Skip to content